quinta-feira, outubro 11, 2007

Bowling for Columbine (2002), Michael Moore

O último filme a ser visionado neste módulo dedicado ao cinema, é um documentário que se apoia nos factos vividos na Columbine High School, Littleton, Denver, Colorado, já retratados na longa metragem de Gus Van Sant, Elephant. São duas visões do mesmo problema, isto é, a violência da sociedade actual, em especial da Americana.

O filme escrito, produzido e realizado por Michael Moore, é um documentário que desmonta o que pode estar na origem da violência e também do risco que adolescentes e jovens correm nas sociedades modernas.

O filme Elephant é uma obra que propõe originalidade na linguagem cinematográfica que apresenta, tornando secundária a explicação para a violência. A ênfase dada à normalidade do dia a dia de uma escola secundária e aos encontros dos seus estudantes nos longos corredores, é interrompida por uma situação monstruosa (elephant?), faz-nos pensar que isso pode acontecer em qualquer lado neste mundo, aparentemente calmo, mas latente em violência. O que se pretendia com a leitura deste filme era salientar o cuidado na realização, na montagem e sequência das cenas. É uma obra de um autor, um produto criativo.

Propor o visionamento do filme de Michael Moore é irmos directos ao tema, aos factos, à moral da história, à explicação dos acontecimentos. Não serão estas as razões de ser de um documentário?

Vejam o trailer:

Sem comentários:

Técnico de Comunicação . CGA . E.S./3 . Carregal do Sal