domingo, fevereiro 11, 2007

O CONSUMIDOR (grupo-alvo: alunos da E.S./3 e Carregal do Sal)

Levantamento de aspectos relativos ao consumo do grupo-alvo:

PRESENÇA DA INTERNET, UTILIZAÇÃO DA T.I.C, HÁBITOS DE LEITURA, ALIMENTAÇÃO E CONSUMO DE TABACO


Exemplo de relatório a elaborar:

Na presente investigação optou-se pelo estudo de uma parte da população da Escola Secundária/3 de Carregal do Sal.. De um total de 350 alunos, foram entrevistados 35, a frequentar as turmas A e B do 10º ano, no ano lectivo de 2006/07.

O estudo desenvolveu-se em 7 fases:

1. Na primeira fase, da responsabilidade do professor, foram escolhidas as áreas de intervenção do estudo, isto é, a formulação de questões sobre temas que interessassem ao grupo alvo. Foram constituídos 10 grupos de trabalho e eleitos 5 temas. Cada tema viria a ser desenvolvido por 2 grupos de trabalho diferentes.

2. Na segunda fase, foi efectuada alguma pesquisa sobre estudos semelhantes e procedeu-se à leitura de um texto sobre a metodologia a desenvolver.

3. Munidos da informação necessária, procedemos à elaboração das questões a levantar, em função daquilo que queríamos saber do grupo inquirido.

4. Nesta fase, elaboramos o formulário.

5. Seguiu-se a contagem dos resultados.

6. Elaboraram-se os quadros, os gráficos e os textos relativos aos resultados.

7. Redigiu-se o trabalho final que, além do relatório, incluiu ainda as conclusões escritas, por cada questão, e um texto final que descreveu o grupo estudado.


Relativamente às conclusões, dividimos o relatório em blocos:

A. O primeiro bloco refere-se aos dados pessoais: o sexo, a idade, habilitações académicas, etc.

B. O segundo bloco diz respeito: à identificação das respostas totais objectivas, que correspondem às perguntas levantadas, sem incluírem a opinião pessoal dos inquiridos. Incluem-se aqui as respostas tipo sim/não, ou a quantificação dos consumos.

C. O terceiro bloco diz respeito às respostas que reflectem a opinião dos entrevistados, consequência de perguntas com respostas em aberto. Estas questões são muito importantes pois caracterizam o grau de informação dos entrevistados.

D. O quarto bloco diz respeito à caracterização de um subgrupo, por exemplo o das raparigas, em relação ao dos rapazes.

C. O quinto bloco refere-se à ao cruzamrnto de diferentes respostas e depende da interpretação dos grupos de trabalho.

Sem comentários:

Técnico de Comunicação . CGA . E.S./3 . Carregal do Sal