domingo, fevereiro 25, 2007

A Retórica em publicidade

A RETÓRICA dedica-se a estudar a forma de aumentar a eficácia da comunicação persuasiva e a publicidade socorre-se de certas técnicas retóricas que convém conhecer e entender. Podem agrupar-se em 4 grupos diferentes:

  1. Técnicas para chamar a atenção e despertar o interesse.
  2. Técnicas para facilitar a compreensão.
  3. Técnicas para aumentar a credibilidade.
  4. Técnicas para estimular a memorização.

Convém precisar que a importância de uma dada técnica numa campanha publicitária, pese embora a sua dominância, permite a simultaneidade com qualquer outra. Por exemplo, o humor não serve só para despertar o interesse, contribuindo também para facilitar a recordação da mensagem. É da justaposição de diversos processos que resultam os efeitos mais surpreendentes.

Consulta o texto ou vai directamente para a página relativa à Retórica em publicidade.

Unidade de Trabalho 01 dos módulos 04 de CGA e CPC

  • Layout – Corel Photopaint, CorelDraw, Windows Moviemaker e, eventualmente, Microsoft PowerPoint.
  • Função geral – Mensagem publicitária em vários fotogramas, trabalhados um por um e associados numa sequência funcional com princípio, meio e fim. O número total de fotogramas numa poderá ser inferior a 6. por aluno.
  • Conteúdo – A mensagem publicitária será um contributo da disciplina de CPC. Os alunos deverão aplicar os conteúdos das figuras de retórica da publicidade, já desenvolvidos anteriormente. No caso da disciplina de CGA, cada totograma ocupará uma parte do formato A4, sendo a restante parte dedicada à sua organização (prévia), que poderá ser desenvolvida num quadro, constando no plano: título, subtema, descrição geral, elementos a cor e/ou a p.b., adereços, técnicas utilizadas, tratamento digital e observações (a definir caso a caso).
  • Formato – o formato de todos os fotogramas fica ao critério de cada grupo de trabalho e será constante, ao longo de todos os fotogramas. O trabalho de CGA será a sequência de folhas A4, com a execução gráfica, tratamento de imagem e aspectos técnico, trabalhados em Corel Draw e Corel PhotoPaint e o trabalho de CPC será o filme em Windows Movie Maker ou Microsoft Power Point, acompanhado pelo argumento escrito.
  • Nº de fotogramas6 (mínimo) por aluno, num total de 12 ou 18 , por grupo de trabalho de 2 ou 3 elementos. No portefolio constarão os fotogramas de um único aluno, em escala reduzida.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

FOTOGRAFIA e mostraEVENTO



Agora que o módulo 4 de CGA se iniciou, torna-se necessário recordar o essencial sobre fotografia, em especial fotografia digital. Para tal, podes voltar a percorrer o curso que já é do teu conhecimento, o tal que orientou a introdução à fotografia no módulo 01:
Depois, deves também projectar o teu olhar sobre boas práticas fotográficas, olhando para aquilo que se encontra proposto em algumas páginas sobre fotografia, na rede. Podes ver as ligações indicadas, aqui mesmo à direita. No seguimento deste percurso, proponho que selecciones algumas páginas que consideres interessantes e significativas e que as incluas numa secção de links sobre fotografia, no teu blog. Para terminar esta longa e interessante tarefa, escolhe uma nova fotografia para o teu ambiente de trabalho. Essa mesma fotografia será incluída no teu blog, não esquecendo a respectiva legenda com indicação do nome e do autor (muito importante).

De seguida, abrirás o Corel Photo Paint e estudarás as suas ferramentas, filtros, etc., uma vez que será este software o que te auxiliará na execução do trabalho comum às duas disciplinas, relacionado com o evento que os alunos do Curso de Técnico de Comunicação irão organizar.

Finalmente, se houver tempo útil, torna-se necessária a organização de todos em relação a esse mesmo trabalho. Serão distribuídos os temas pelos alunos e será decidida a execução em grupo ou individualmente. Aconselha-se a consulta da página da mostraevento e, a partir daí, as páginas das várias organizações e instituições que irão participar.

A estruturação do trabalho será comunicada na aula de 26 de Fevereiro.


domingo, fevereiro 11, 2007

O CONSUMIDOR (grupo-alvo: alunos da E.S./3 e Carregal do Sal)

Levantamento de aspectos relativos ao consumo do grupo-alvo:

PRESENÇA DA INTERNET, UTILIZAÇÃO DA T.I.C, HÁBITOS DE LEITURA, ALIMENTAÇÃO E CONSUMO DE TABACO


Exemplo de relatório a elaborar:

Na presente investigação optou-se pelo estudo de uma parte da população da Escola Secundária/3 de Carregal do Sal.. De um total de 350 alunos, foram entrevistados 35, a frequentar as turmas A e B do 10º ano, no ano lectivo de 2006/07.

O estudo desenvolveu-se em 7 fases:

1. Na primeira fase, da responsabilidade do professor, foram escolhidas as áreas de intervenção do estudo, isto é, a formulação de questões sobre temas que interessassem ao grupo alvo. Foram constituídos 10 grupos de trabalho e eleitos 5 temas. Cada tema viria a ser desenvolvido por 2 grupos de trabalho diferentes.

2. Na segunda fase, foi efectuada alguma pesquisa sobre estudos semelhantes e procedeu-se à leitura de um texto sobre a metodologia a desenvolver.

3. Munidos da informação necessária, procedemos à elaboração das questões a levantar, em função daquilo que queríamos saber do grupo inquirido.

4. Nesta fase, elaboramos o formulário.

5. Seguiu-se a contagem dos resultados.

6. Elaboraram-se os quadros, os gráficos e os textos relativos aos resultados.

7. Redigiu-se o trabalho final que, além do relatório, incluiu ainda as conclusões escritas, por cada questão, e um texto final que descreveu o grupo estudado.


Relativamente às conclusões, dividimos o relatório em blocos:

A. O primeiro bloco refere-se aos dados pessoais: o sexo, a idade, habilitações académicas, etc.

B. O segundo bloco diz respeito: à identificação das respostas totais objectivas, que correspondem às perguntas levantadas, sem incluírem a opinião pessoal dos inquiridos. Incluem-se aqui as respostas tipo sim/não, ou a quantificação dos consumos.

C. O terceiro bloco diz respeito às respostas que reflectem a opinião dos entrevistados, consequência de perguntas com respostas em aberto. Estas questões são muito importantes pois caracterizam o grau de informação dos entrevistados.

D. O quarto bloco diz respeito à caracterização de um subgrupo, por exemplo o das raparigas, em relação ao dos rapazes.

C. O quinto bloco refere-se à ao cruzamrnto de diferentes respostas e depende da interpretação dos grupos de trabalho.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Tema aglutinador dos módulos 4 de CGA e de CPC - produção de material gráfico para evento a realizar na escola (ver)

Está prevista no Plano de Actividades da Escola, a organização de um evento destinado à promoção quer dos cursos profissionais, quer dos cursos gerais do ensino secundário, quer ainda de cursos das várias instituições de ensino superior que possam vir a atrair alunos da nossa escola.

A organização desse evento seria da responsabilidade dos alunos e professores do Curso Profissional de Técnico de Comunicação, podendo contar com a colaboração de outros elementos da comunidade escolar.

O evento pode intitular-se, para já, na falta de uma identificação mais adequada, como uma Mostra de Formações e estará aberto aos alunos das várias escolas do concelho de Carregal do Sal.

Para já, propõe-se aos interessados em sugerir um nome para o evento, que o façam no espaço próprio para comentários, mais abaixo. Esse desafio é feito, em especial, para os alunos que frequentam o Curso de Técnico de Comunicação.

As disciplinas mais envolvidas na organização da mostra e na produção gráfica de material para o evento serão, naturalmente, as de Comunicação Publicitária e Criatividade e Comunicação Gráfica e Audiovisual, servindo o evento como tema para a actividade de carácter prático dos conteúdos do módulos 4 de ambas as disciplinas, cujas apresentações se encontram logo a seguir a esta.

O trabalho será planificado para cada uma das disciplinas mais envolvidas, de acordo com os cursos que se venham a promover e com as entidades que pretendam estar presentes no evento.


Ficha técnica (provisória) do evento:
  • Calendarização - Dias 26, 27 e 30 de Abril.
  • Organização - Alunos e Professores do Curso Profissional de Técnico de Comunicação e Drª Alexandra Gaudêncio do Gabinete de Psicologia e Orientação Profissional.
  • Local - Sala de convívio e anfiteatro da escola.

Novo módulo de CPC

Módulo 4

Os media e a comunicação publicitária

Duração: 21 tempos lectivos (8 semanas)

Início: 27 de Fevereiro

Fim: 2 de Maio

Módulo dedicado às características fulcrais dos media, o seu alcance e impacto na divulgação das mensagens publicitárias.

Objectivos:


  • Reconhecer a eficácia dos meios e suportes de comunicação.
  • Identificar as diferentes formas de chamar a atenção do alvo, face à recepção da mensagem

Conteúdos:

  • Características dos meios e suportes.
  • Os diferentes tipos de media enquanto meios publicitários.
  • Hábitos de audiência do público-alvo;
  • Estratégias dos media.
  • Fundamentos psicológicos da publicidade.
  • Compreender os destinatários.
  • A publicidade sugestiva.
O módulo 4 de C.P.C. articula-se com o módulo 4 de C.G.A. (ver informação abaixo) e ambos serão subordinados ao tema principal do Plano de Actividades do Curso de Comunicação (ver informação mais acima)

Novo módulo de CGA

Módulo 4

Suportes e Ferramentas da Imagem

Duração: 30 tempos lectivos (9 semanas)

Início: 12 de Fevereiro

Fim: 23 de Abril

Módulo dedicado a Fotografia nas suas vertentes técnica e tecnológica.

Objectivos:


  • Identificar tipos de suportes fotossensíveis analógicos e digitais.
  • Manipular um equipamento fotográfico.
  • Aplicar técnicas de registo fotográfico.
  • Utilizar software de tratamento e arquivo digital.
  • Produzir imagens manipuladas informaticamente

Conteúdos:

  • A máquina fotográfica analógica.
  • A câmara fotográfica digital:
  • Transferência de dados
  • Tipos de cartões de memória
  • Funções da câmara
  • O software de tratamento de imagem:
  • Protocolos
  • Compressões
  • Retoque
  • Fotocomposição
  • Dimensão/Resolução
  • Exportação
O módulo 4 de C.G.A. articula-se com o módulo 4 de C.P.C. (ver informação acima) e ambos serão subordinados ao tema principal do Plano de Actividades do Curso de Comunicação (ver informação mais acima)


segunda-feira, janeiro 29, 2007

Regresso para breve

É a primeira vez que coloco uma informação no blog, neste ano de 2007. Certamente já tinham estranhado o contraste entre a hiperactividade do período anterior e a falta de acção neste regresso às aulas. Mas um dia destes verificar-se-á o regresso em força, o retorno aos velhos tempos. Esta hibernação deve-se ao facto de o ritmo de apresentações ter sido muito superior ao acompanhamento da parte dos alunos, habituais leitores do blog. Este tempo de espera permitiu-lhes a actualização dos seus próprios blogs e a consolidação das várias aprendizagens que o graphicu lhes possibilitou. Até breve!

terça-feira, dezembro 12, 2006

Informação de ÚLTIMA HORA !!


Ainda não fiz qualquer referência àquilo que em inglês se designa por
poll, isto é, sondagem. Vamos utilizar esse recurso, no decorrer do módulo 3 de CPC - O consumidor.

No entanto, dois dos vossos colegas, o João Carlos e o Maik, já dispõem das suas sondagem nos respectivos blogs. Vão lá, assim que possam votem e, já agora, vão até à página relativa às actividades da biblioteca e votem mais uma vez.

Nas ligações a páginas de recursos, neste mesmo blog, podem aceder aquela onde poderão criar a vossa poll (flash-gear), ou aqui mesmo.

domingo, dezembro 10, 2006

Capuchinho Vermelho 3 e 4

Capuchinho Vermelho 1 e 2

CGA / M3 / UT3 - Trabalho para férias (comum às disciplinas de CGA e CPC)

VAMOS CONTAR UMA HISTÓRIA !!

Ficaste surpreendido(a) com esta proposta de um trabalho para férias. A ideia é a de combinares um encontro com mais um ou dois colegas, na casa de um de vós (mais tarde terão de ir ao espaço Internet para alojarem o trabalho nos blogs) e desenvolverem um pequeno trabalho gráfico de criatividade, daí ser comum às duas disciplinas.

O tema é a construção de um ANTI-LIVRO, ou melhor, de um livro que seja o contrário do livro habitual, com as seguintes características:
  • Se um livro tem um título, o anti-livro não o vai ter.
  • Á proposta de texto do livro, responde-se com a ausência dele no anti-livro (aqui vocês já começam a gostar).
  • Se o livro pode conter ilustrações / imagens mais ou menos realistas, o anti-livro só contém grafismos (manhas de cor), mais ou menos abstractas.
  • E por aí fora, tentarão fazer sempre diferente daquilo que consta no livro.
Como fazer?
  • Suporte - CorelDraw.
  • Número de páginas - 4.
  • Formato das páginas (layout) - quadrangular, com o lado igual a 14 cm.
  • Conteúdo de cada página - Manchas abstractas coloridas de acordo com a história que vão contar, e só isso!!
  • Após a sua conclusão, cada página será exportada em formato .jpeg e alojada nos blogs de cada elemento do grupo de trabalho.
Um tema qualquer, embora possam ser dadas sugestões:
  • Natal.
  • Passagem do ano.
  • Poluição dos mares.
  • Incêndio na floresta.
  • Jogo de futebol.
  • Um tema da actualidade nacional ou internacional.
  • História do Capuchinho Vermelho.
  • Outra história qualquer contada em 4 páginas.
Irei dar um exemplo , com base no tema O Capuchinho Vermelho, que espero não ver repetida por vocês.

Nada mais há a dizer. É-vos permitida alguma liberdade de actuação, dentro dos poucos limites definidos. Trata-se de um mero exercício de imaginação e colaboração entre colegas, um verdadeiro trabalho de criatividade.

Se existir alguma dúvida, façam comentários no espaço próprio aqui mesmo por baixo, e eu comentarei sempre que possível.

A melhor altura para iniciarem o trabalho (bastam umas horas) é entre o Natal e o Ano Novo.

DIVIRTAM-SE !!

BOAS FESTAS !!

CGA / M3 / UT2 - Realização de um folheto de divulgação da página (blog) individual do aluno

O plano de trabalho desta unidade será aqui alojado durante o período de interrupção das actividades lectivas.

CGA / M3 / UT1 - Criação de uma página na Internet

Criação de uma página na Internet, como webfolio da produção gráfica - a unidade decorrerá de 04 a 14 de Dezembro - 8 horas, trabalho individual.

A unidade está em curso, os blogs estão todos constituídos e interligados, como se pode ver na coluna de ligações, aqui mesmo ao lado.

As aulas que decorrem esta semana (entre 11 e 14 de Dezembro), destinam-se ao aperfeiçoamento do layout e dos conteúdos já incluídos.

O que deve constar, para já, na página?
  • Título adequado.
  • Subtítulo que esclareça sobre os objectivos e conteúdos do blog.
Na coluna da direita (a maioria dos blogs contém aí a informação fixa):
  • O logotipo pessoal.
  • Lista de ligações de todos as páginas dos alunos da turma e desta página, GRAPHICU.
Na coluna das entradas (na maior parte dos blogs encontra-se do lado esquerdo):
  • Como se trata de um trabalho desenvolvido nas aulas de C.G.A., constará novamente o logotipo pessoal, cuja entrada deverá conter um título - exemplo: CGA/M2 - A minha imagem gráfica.
  • Os diapositivos do trabalho de C.P.C. relativos à agência de publicidade estudada e já apresentada, também com um título adequado - exemplo: CPC/M2 - A Agência de Publicidade.

CGA - Módulo 03 - Suportes e ferramentas gáficas

Temporização: 30 horas (de 04/12/2006 a 08/02/2007)

Objectivos:
  • Identificar áreas de produção gráfica.
  • Distinguir géneros e processos de edição.
  • Definir e criar parâmetros de concepção gráfica e estilos de grafismos pessoais e contemporâneos.
  • Definir e explicar princípios metodológicos e todos os actos de produção gráfica.
  • Definir e criar os elementos de uma imagem.
  • Realizar maquetas.
Conteúdos:
  • Formatos.
  • Layout.
  • Tratamento gráfico de um título.
  • Mancha de texto.
  • Mancha de imagem.
Unidades de trabalho (para cada unidade será criada uma entrada própria no GRAPHICU, à medida que se forem verificando):
  • UTO (individual) - Folha 3 do portefolio de produção gráfica - a unidade decorrerá na parte final do módulo, de 29 de Janeiro a 08 de Fevereiro de 2007 - 8 horas.
  • UT1 (individual) - Criação de uma página na Internet, como webfolio da produção gráfica - a unidade decorrerá de 04 a 14 de Dezembro - 8 horas
  • UT2 (individual) - Realização de um folheto de divulgação da página (blog) individual do aluno - Será preenchido o tempo entre 04 e 25 de Janeiro de 2007 - 14 horas.
  • UT3 (em grupo) - Para o tempo que decorre entre 14 de Dezembro de 2006 e 04 de Janeiro de 2007, isto é, o período de interrupção de Natal, propõe-se um trabalho de casa (leia-se férias), cujos objectivos e conteúdo serão incluídos em entrada (postagem) própria.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Páginas para alojar vídeos

www.mediamax.com

www.dailymotion.com

www.metacafe.com

www.youtube.com

Estes diapositivos foram alojados na net - slideshow 3

Faço a sugestão a todos os grupos de trabalho, que se inscrevam na página, alojem os trabalhos sobre Agências de Publicidade (em powerpoint), e façam a conexão para os respectivos blogs.

domingo, dezembro 03, 2006

Create and share your work online - Cria e partilha, on-line, o teu trabalho

If you've ever struggled to keep track of different versions of spreadsheet or word processor files sent over email, Google Docs & Spreadsheets may be right for you. Google Docs & Spreadsheets is a free web-based word processing and spreadsheet program that keeps documents current and lets the people you choose update files from their own computers. You can, for example, coordinate your student group's homework assignments, access your family to-do list from work or home, or collaborate with remote colleagues on a new business plan

Um novo conceito, o SLIDESHOW - 2

Devo uma explicação sobre a entrada deste novo conceito. Pretende-se fazer o paralelo com a utilização dos vídeos nos blogs, possibilitada por vários servidores, entre os quais o Youtube e o Metacafe. Assim, podem ser colocados vídeos, alojados por outros naquelas páginas, ou vídeos da nossa (vossa) autoria.

O caso do Slideshow é idêntico. Podem ser alojadas fotografias que, por exemplo, tenham sido produzidas num dos módulos de CGA e depois é só fazer a conexão com o blog.

Espero que venhamos todos a utilizar estas possiblidades interessantes de comunicação.

Um novo conceiro, o SLIDESHOW

quarta-feira, novembro 29, 2006

domingo, novembro 26, 2006

7º Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa - Sinos 2006

Vai decorrer no Estoril, de 27 a 29 de Novembro, o mais importante festival de publicidade em língua portuguesa. Para alguns esclarecimentos, proponho a consulta da página do sinos 2006.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Plano Tecnológico

O Plano Tecnológico foi lançado há um ano, pelo governo.
Sabes o que é?
O que tens tu a ver com o plano?
Dúvidas....?
Faz uma leitura da página e diz alguma coisa.

A maior agência de publicidade do planeta

A agência Caetsu, delegação em Portugal do grupo Japonês Dentsu, líder mundial do mercado publicitário e de serviços na área do Marketing, tem uma página na Internet de muita qualidade gráfica. Não tendo sido estudada na pesquisa que foi levada a efeito, é agora apresentada a todos os alunos, através da sua página, cuja observação recomendo.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Publicidade & Comunicação 2006

O anuário, publicado pela Meios & Publicidade, com uma versão na internet, contém todos os elementos das empresas que funcionam na área da comunicação. A consulta da página, permite retirar informação útil sobre a diversidade de sectores nesta actividade, e das empresas que neles laboram.

Prémios SAPO - Publicidade On-line, 2006

A publicidade on-line, isto é, aquela que é divulgada por meio da Internet, dispõe de um prémio anualmente atribuído pelo SAPO. Decorreu em Novembro a votação e a atribuição dos prémios.
Para veres quais os prémios atribuídos este ano e quais as agências contempladas, consulta o SAPO.

terça-feira, novembro 21, 2006

Técnico de Comunicação . CGA . E.S./3 . Carregal do Sal